segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE FALA O SIGNO DE GÊMEOS (II)



A simbologia da cor amarela está associada, em alguns aspectos, é claro, com os atributos do signo de Gêmeos. O objetivo é o mesmo: fragmento, inspiração, evocação, atmosfera e perfume sobre essa época geminiana do ano astrológico.

Tomara que gostem.


O Amarelo

O amarelo é veículo da juventude, do vigor, da eternidade divina. O amarelo é a cor dos deuses.

A Luz de Ouro se torna, por vezes, um caminho de comunicação nos dois sentidos, um mediador entre os homens e os deuses. Há tradições em que o ocre amarelo é uma cor neutra, intermediária.

É também em meio a todos os ouros e a todos os amarelos que os padres católicos conduzem os defuntos para a vida eterna. Todos os psicopompos têm assim, em maior ou menor grau, o amarelo a seu serviço.

A utilização da cor amarela no teatro chinês leva em conta a ambivalência que lhe é própria, e que faz do amarelo a mais divina das cores e, ao mesmo tempo, a mais terrestre, segundo a expressão de Kandinsky.

A mesma ambivalência se encontra na mitologia grega. As maçãs de ouro do jardim das Hespérides são símbolo de amor e de concórdia. Mas o pomo da discórdia, outra maçã de ouro, que está na origem da guerra de Tróia, é símbolo de orgulho e de inveja.

O amarelo é a cor da terra fértil, usado para assegurar a fertilidade do casal. Mas também é a cor anunciadora do declínio, da velhice, da aproximação da morte.

Quando o amarelo se detém sobre esta terra, a meio caminho entre o muito alto e o muito baixo, ele não arrasta na sua esteira mais que a perversão das virtudes de fé, de inteligência, de vida eterna. Esquecido o amor divino, chega o enxofre luciferiano, imagem da soberba e da presunção, da inteligência que só deseja alimentar a si mesma.

O amarelo está ligado ao adultério, quando se desfazem os laços sagrados do casamento, à imagem dos laços sagrados rompidos por Lúcifer, com a nuança de que a linguagem comum acabou por inverter o símbolo, atribuindo a cor amarela ao enganado, quando ela cabe, originariamente, ao enganador, como o atestam muitos outros costumes.

Portanto, entre muitas outras coisas, o amarelo do Caduceu de Hermes é jovem, vigoroso, comunicador, inteligente e ambivalente como seu possuidor.

Dicionário de Símbolos, C. & G.

Alisson Batista




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.