segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE FALA O SIGNO DE GÊMEOS (VI)


Castor et Pollux - de Joseph Nollekens. Fonte: Instants.

Uma abordagem mais filosófica do signo de Gêmeos é necessária; ao menos, conveniente. Os recortes de Rudhyar que estão abaixo podem sempre produzir lampejos em nossa mente. O objetivo não muda: evidenciar a atmosfera e o perfume dessa época geminiana do ciclo astrológico anual.

O símbolo zodiacal de Gêmeos – ` – é uma representação convencional de duas colunas, ligadas em cima pelo teto e, embaixo, pelo piso do templo cujo limiar assinalam. Este é o lugar de fazer pausa, de aceitar e de conhecer a paz que é a única coisa capaz de assegurar, ao que busca a realidade espiritual, o sucesso em sua busca.

Em toda parte há dualidade e polaridade. A alma jovem e não preparada, cheia de emoção e de ansiosa curiosidade, talvez queira precipitar-se no mistério.

O tipo de pessoa de Gêmeos é cheio de uma vívida ânsia e curiosidade por sensação e conhecimento. Gêmeos, como o jovem estudante que é sua representação típica, crê que pode gratuitamente ter todas as experiências; que nada há que não possa ser conhecido, nenhuma porta secreta cuja fechadura não possa ser forçada. Com cândido ardor ele procura ligar todos os atos, classificar todos os dados, catalogar os deuses e as estrelas de todo o universo, planejar aventuras a todo transe.

Uma coisa ele tem que aprender: a arte de deixar acontecer as coisas. Precisa aprender a deter-se e a esperar. Aquele que se esforça por alcançar o objetivo deve aprender a deixar o objetivo acontecer-lhe – não com passiva expectativa e descuidado anelo, mas no silêncio e pausa que é a paz. Ansiedade não é tudo; é necessário o poder decorrente da compreensão. Isto para a pessoa que supervaloriza seus esforços tensos para ser "consciente" a todo custo – meramente para ser consciente.

A impaciência e a ansiosa precipitação do desejo só farão perturbar a sagrada atuação. Todas  as sementes amadurecem devagar; a sabedoria e a integração são da natureza das sementes. Devemos nos desenvolver em sua direção, sem esforço, serenamente, com fé e com beleza.

O deus Thoth. Fonte: Amnte Nofre website.

O homem se experimenta como homem através da natureza. Ser homem é sagrar-se vitorioso sobre a natureza, assim cumprindo não só sua própria finalidade como também a da natureza.

A essência dessa vitória é a transmutação da natureza em inteligência. É a esse processo que chamamos pensamento. Pensar significa para o homem lutar com os problemas multiformes, sempre cambiantes, que sua experiência da natureza lhe depara a todo momento. É transformar o legado do passado – corpo, memória, karma – num prenúncio do futuro. O pensamento emerge em inteligência em consequência de sintetizar inteligência a partir das energias desintegradoras da natureza.

O homem pode fracassar e ver-se presa da entropia do universo em que vive. O pensamento, processo associativo e integrador, pode falhar sob as pressões conflitantes e o peso de tudo quanto deve unificar numa forma de inteligência – a grande Ideia, o símbolo redentor, a reconciliação dinâmica dos opostos cósmicos.

A natureza e o homem são opostos, mas, por isso mesmo, complementares. Eles se necessitam.

A inteligência é o prêmio de um glorioso jogo. Muitos têm medo. Alguns poucos ganham imortalidade. A energia que eles condensaram e repolarizaram em forma de Ideias criará novos mundos. Uma vez mais, no devido tempo, eles serão chamados a represar o fluxo da energia da natureza – a natureza destes mesmos mundos que passaram a existir como fruto de suas Ideias.

A inteligência não é limitada pelo espaço ou pela causalidade. O pensamento opera em toda parte a um só tempo pelo Todo. Pois o pensamento não atua como energia. Ele é a contraparte polar da energia natural no homem.

A inteligência é em geral definida como a capacidade de consciente adaptação às exigências do ambiente humano.

A inteligência tem sua sombra. Durante o processo de aprisionamento e represamento da natureza, o homem pode sentir-se amedrontado pela possibilidade de fracasso. A intelectualidade é a inteligência descendo ao nível zero. Todos os sistemas intelectuais devem se desintegrar, e quem a eles se apega – o intelectual – deve conhecer a morte da inteligência.

Todo homem participa da vitória de todo outro homem. Ele também participa das derrotas, dos terrores, das petrificações de todos os homens que deixam de alcançar a vitória.

A deterioração natural deve sempre ser polarizada pelo pensamento integrador. Ser divino é sempre servir no renascimento perpétuo da inteligência.

Castor and Pollux - de Nicolas Poussin. Fonte: Nicolas Poussin The Complete Works.

No processo evolutivo pelo qual a energia solar unitária e não diferenciada se torna gradativamente diferenciada, a primeira e mais fundamental diferenciação se refere ao estágio de energia a que chamamos eletricidade. Ele é simbolizado por Mercúrio, o planeta mais próximo do Sol.

A característica essencial dos fenômenos elétricos é sua bipolaridade. A eletricidade em operação é positiva ou negativa. O domínio da ação elétrica é o domínio da dualidade.

Mercúrio, quando considerado como o último estágio do processo evolutivo do desenvolvimento da consciência antes que a onda de vida retorne a sua fonte solar, é um poder de colheita – de classificação – generalização e síntese. Ele produz símbolos (palavras, imagens, série de ações) que nos ajudam a entender o significado "holístico" e o proprósito de nossas experiências. Ele cria sistemas filosóficos, éticos e lógicos. Constrói as grandes teorias da ciência de onde emerge o que os homens veem como as "leis da Natureza".

Mercúrio também faz uso do princípio de polaridade, entendido como o da exclusão lógica – o princípio do "ou isso ou aquilo", do "verdadeiro ou falso" da lógica aristotélica e de muitos de nossos modernos "testes" psicológicos. Ao nível dos sistemas intelectuais, esse princípio constitui uma transformação do antagonismo saturnino entre o "nós" e os "outros", entre as pessoas que pertencem a uma tribo ou a um pequeno grupo e os estranhos a essa comunidade, os alienígenas. Quando a "forma" é encarada como aquilo que separa o exterior de um interior, temos o princípio da dualidade em ação. No entanto, também pode indicar aquilo que liga o exterior ao interior, constituindo, portanto, o limiar da comunicação.

A tarefa absolutamente importante que lhe cabe é desenvolver a capacidade de enxergar através de todos os fatos de sua existência, de entender-lhes o significado em termos de seu sentido, agora muito mais ampliado de fazer parte de uma totalidade cósmica em que todas as partes estão inter-relacionadas e são interdependentes, mas onde também cada unidade tem seu lugar e função próprios, sua própria identidade.

Na mitologia grega Mercúrio [Hermes] era o servo de Zeus-Júpiter, governante do céu visível e mantenedor da ordem tradicional; vivia levando recados para seu senhor – e, de fato, a mente evolutiva mercurial é normalmente serva da ordem estabelecida da sociedade e da cultura a que pertence por direito inato.

Mercúrio representa discriminação. Novas experiências em matéria de visão, audição e sensação são necessárias. É preciso haver uma "visão"  clara, não obscurecida, perceptiva, livre de alucinações e de formas sedutoras ou de simples disposição mental para a unidade, que muitas vezes é erroneamente tomada por "consciência cósmica".

O mero conhecimento pode deixar o conhecedor separado das coisas conhecidas, porque exterior a elas. O verdadeiro entendimento só é possível através de um processo de relacionamento que, apesar de não significar "identificação" (em sentido estrito), implica responsabilidade de ordem espiritual. Significa uma aceitação da interconexão entre todas as formas de existência e, por fim, relativa subserviência da parte para com o todo.

Todo indivíduo precisa encarar todas as coisas e todos os homens, todos os amores e todas as decisões, de olhos abertos e que gradativamente se tornem incapazes de fechar. Isso exige um vigor indômito – um vigor e uma coragem totalmente incompreensíveis para o homem cujos olhos só incertamente registram. Enxergar trevas totais e angústia desesperadora e todavia reagir com entendimento e com amor, isso, realmente, significa vigor - com o olhar centralizado, por novas experiências da realidade.

Tríptico Astrológico, D. R.

Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.