domingo, 20 de julho de 2014

AS PINÇAS DO SIGNO DE CÂNCER (III)


Hércules e a Hidra. Fonte: Theoi Greek Mythology.

O mito e a cor associados ao signo de Câncer estão neste post. Claro, num breve resumo. Mas dá muito o que pensar...

A Hidra de Lerna

A Hidra de Lerna era uma criatura monstruosa imaginada por Hera para pôr à prova a coragem de Heraclés.

Era uma criatura em forma de serpente com muitas cabeças, às vezes humanas, cujo número variava de cinco até cem cabeças, dependendo da fonte. Seu hálito era mortal para quem se aproximasse dela, que também destruía os rebanhos e as colheitas da região.

Esta serpente monstruosa tem múltiplas cabeças, que renascem à medida que são decepadas. É comparada muitas vezes aos deltas dos grandes rios, com seus múltiplos braços, suas enchentes e vazantes. É figuração dos vícios múltiplos (tanto sob forma de aspiração imaginativamente exaltada quanto de ambição banalmente ativa)...

Vivendo nos alagados, a hidra é mais particularmente caracterizada como símbolo dos vícios corriqueiros. Enquanto o monstro está vivo, enquanto a vaidade não for dominada, as cabeças, símbolos dos vícios, brotam de novo, mesmo se, por uma vitória passageira, uma ou outra foi cortada.

Heraclés encarou o desafio e entrou na batalha. As cabeças da Hidra de Lerna renasciam à proporção que eram decepadas, e a cabeça principal era praticamente imortal. O sangue do monstro também era venenoso. Mas, por fim, o herói consegue matar a criatura com o auxílio de seu sobrinho Iolau, concluindo mais um dos doze trabalhos que deveria cumprir.


A cor Prata

No sistema de correspondência dos metais e dos planetas, a prata está em relação com a Lua. Pertence ao esquema ou à cadeia simbólica Lua-água, princípio feminino. Tradicionalmente, a prata é princípio passivo, feminino, lunar, aquoso, frio. Sua cor é o branco. A própria palavra latina argentum deriva de um vocábulo sânscrito que significa branco e brilhante.

Branca e luminosa, a prata é igualmente símbolo de pureza, de toda espécie de pureza. É a luz pura, tal como é recebida e restituída pela transparência do cristal, na limpidez da água, nos reflexos do espelho, no brilho do diamante; assemelha-se à limpidez de consciência, à pureza de intenção, à retidão de atos; invoca a fidelidade que de tudo isso resulta.

Mas a prata, no plano da ética, simboliza também o objeto de todas as cobiças (fr. argent = dinheiro), assim como as desgraças por elas provocadas e o aviltamento da consciência: é o seu aspecto negativo, a perversão de seu valor.

Dicionário de Símbolos, C. & G.
Dicionário de Mitologia Grega e Romana, M. G. K.

Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.