sábado, 20 de setembro de 2014

A TÉCNICA DO SIGNO DE VIRGEM II



Deméter

Filha de Cronos e de Rea, pertencente portanto à segunda geração divina, dos deuses olímpicos. Divindade por excelência da terra cultivada, Deméter é especialmente a deusa do trigo. Tanto em sua lenda quanto em seu culto Deméter aparece estreitamente ligada a Perséfone, sua filha com Zeus, sendo as duas geralmente juntas sob a denominação, usada com frequência, de “as deusas” (sozinha Deméter era chamada de “deusa-mãe”).

No momento em que a terra se abriu a fim de permitir que Hades levasse Perséfone para os seus domínios, esta gritou e Deméter ouviu e correu angustiada com a intenção de socorrê-la, mas já não a encontrou. Desde esse momento a deusa passou a percorrer o mundo à procura da filha, sem se deter sequer para comer, beber ou repousar.

Afinal Hélios (o Sol) onividente revelou-lhe os acontecimentos (em outra versão da lenda essa revelação teria sido feita pelos habitantes de Hermione, na Argolis). Desesperada, Deméter resolveu abster-se de fazer germinarem os grãos semeados na terra até que sua filha reaparecesse.

A deusa Ceres. Fonte: The Inner Wheel.

A abstenção de Deméter em relação à sua função de fazer a terra produzir cereais tornou os campos estéreis, pondo em perigo a sobrevivência das criaturas humanas. Zeus, preocupado com a situação, ordenou a Hades que entregasse Perséfone a Deméter. Essa ordem, todavia, não pôde ser cumprida integralmente porque Perséfone havia quebrado o jejum no inferno, comendo alguns grãos de romã, prendendo-se assim ao reino de Hades.

Para solucionar o impasse Zeus determinou que Perséfone vivesse uma parte do ano com sua mãe e a outra parte no inferno com Hades. Graças a essa decisão Perséfone saía das profundezas da terra na primavera e subia ao céu quando se abriam no solo as primeiras sementeiras, retornando ao inferno no outono, quando começavam as colheitas. Seu afastamento de Deméter coincidia com o inverno, durante o qual a terra nada produzia.

Ceres

Divindade romana antiquíssima equivalente à deusa grega Deméter, com a qual veio a identificar-se. Etimologicamente Ceres é uma divindade da agricultura (seu nome significa “pão” no dialeto sabino), cultuada pelos latinos desde épocas remotas, mas assimilada de longa data a Deméter.

Dicionário de Mitologia Grega e Romana, M. da G. K.

Alisson Batista

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.