segunda-feira, 9 de junho de 2014

O QUE FALA O SIGNO DE GÊMEOS (IV)


Caduceu de Hermes - Escultura de David Evans. Fonte: Art finding website.

Na tradição ocidental, Mercúrio é a divindade regente do signo de Gêmeos. Com o mesmo espírito de troca geminiano, veremos algo sobre o símbolo e sobre o deus Mercúrio em substituição ao Hermes grego. Mercúrio: o deus Hermes romanizado, ou quem sabe, depois de um tempo, o mesmo deus Mercúrio já helenizado.


Mercúrio

Deus romano [do latim Mercurius] assimilado ao Hermes dos gregos. À semelhança deste, Mercúrio protegia especialmente os viajantes e os comerciantes. Com a helenização da mitologia romana ele passou a ser o mensageiro de Júpiter e a servir-lhe de alcoviteiro em suas aventuras amorosas, a exemplo de Hermes.

Vizinho mais próximo do Sol, Mercúrio é o planeta mais rápido, de cabriolagens incessantes. Mercúrio, o deus da mitologia, diligente e provido de asas nos pés, tinha o ofício de mensageiro do Olimpo. Vale dizer que Mercúrio é essencialmente um princípio de ligação, de intercâmbios, de movimento e de adaptação.

E se adicionamos que seu atributo é o Caduceu, se apreende também nesse símbolo uma natureza dualista, na qual se confrontam os princípios contrários e complementares: trevas-luz, baixo-alto, esquerda-direita, feminino-masculino... Essa circulação interna constitui a condição inicial do desenvolvimento da inteligência: separar as coisas para não mais se confundir com elas e tomar distâncias em relação a si mesmo.

Esse jogo contribui para guiar o instinto, reprimir a vida sensível, afirmar o mundo da razão. É sobre esse terreno que se edifica a socialização do ser humano, com a assimilação dos usos e convenções submetidos às regras da lógica; comércio do espírito através das ideias, revestidas de palavras, e comércio da matéria através do sistema de trocas regulamentadas.

Em cada um de nós, o processo mercuriano é esse auxiliar do Ego, encarregado de nos desviar das seduções da subjetividade obscurecedora e de nos orientar na encruzilhada da rede de contatos mais rica com o mundo circundante. Diante da dupla pressão dos impulsos interiores e solicitações exteriores, ele é o melhor agente de adaptação à vida.

Dicionário de Símbolos, C. & G.
Dicionário de Mitologia Grega e Romana, M. G. K.

Alisson Batista


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Você pode construir ou destruir com o uso da palavra. Pense em sua responsabilidade individual ao utilizá-la.